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Para os proprietários e os diretores executivos

Embora a tecnologia digital e as compras online se tornam cada vez mais populares, o varejo offline ainda continua a ser uma parte bem significativa do sector das vendas. O CEO da Apple, Tim Cook, disse: "Acho que as lojas físicas e o varejo continuarão sendo bem importantes para Apple por muitos anos." De acordo com um estudo da PwC, mais de metade (56%) dos consumidores ainda prefere comprar os produtos em lojas físicas, porque isso permite que eles vejam a sua verdadeira aparência e a qualidade real antes de comprar. Por sua vez, Forrester prevê que, no próximo ano, 76% das vendas totais nos EUA serão em formato offline. Assim, o varejo offline ainda é uma parte importante de muitos negócios, apesar da popularidade crescente das compras online.

Surge a questão de como conseguir alcançar a sustentabilidade de um negócio desse tipo e o seu desenvolvimento em um período de ativa demanda online. A resposta é simples: transferir a experiência e as tendências da negociação online para esse sector. Por exemplo, muita gente sabe que, na hora da realização das compras online, a personalização das ofertas ajuda a aumentar o número e o ticket médio dos pedidos. Muitas lojas online utilizam as tecnologias de personalização nas seleções e nas recomendações dos produtos. No caso do varejo online, essa personalização deve ser fornecida em outros canais de comunicação, tais como:

- As áreas de caixa e telas promocionais nas lojas. (A personalização da publicidade através da recolha de dados por uma análise de vídeo).
- Através da fala dos operadores. (As dicas para os operadores de caixa para garantir a personalização da comunicação com os clientes).
- Através de aplicações móveis que simplificam o processo de navegação na loja e a escolha dos produtos. (O acesso aos preços individuais para os produtos da loja).

A utilização das tecnologias tais como a aprendizagem automática e o reconhecimento
facial permite que as marcas forneçam as recomendações e as orientações personalizadas a cada comprador na loja, reproduzindo a percepção da marca e aumentando a probabilidade de uma compra repetida. Os consumidores esperam que as marcas apresentem os conteúdos ou as escolhas de acordo com as preferências e os comportamentos dos compradores, e as tecnologias da nova era estão elevando a fasquia dessa personalização.

De acordo com o BCG, as empresas que utilizam essas tecnologias no varejo offline alcançam a maior eficiência de marketing, o aumento de vendas e de LTV do cliente. Também registam um aumento de 6-10% em suas taxas de crescimento. É importante notar que menos de 40% das empresas afirmam oferecer este tipo de experiências. Isso significa que os varejistas, que investem na personalização, podem ganhar uma vantagem sobre os seus concorrentes e aumentar a sua quota de mercado.

Ademais, a personalização também pode ajudar os varejistas a reduzir a rotatividade dos clientes. De acordo com um relatório da Accenture, 91% dos consumidores estão inclinados a comprar de um concorrente se o concorrente levar em conta a sua experiência de compra. Quando os clientes sentem que você está prestando atenção às suas necessidades e interesses individuais, é mais provável que eles visitem a sua loja e comprem algo lá. Além disso, estarão mais propensos a recomendar o seu negócio aos conhecidos e aos amigos, o que pode gerar um aumento dos novos clientes.

Finalmente, a personalização pode ajudar para você a reduzir os custos de marketing e de publicidade. Quando você sabe o que os seus clientes gostam e quais produtos eles preferem, pode direcionar as suas campanhas publicitárias de forma mais eficaz para atrair os novos clientes e reter os antigos. Isso pode resultar em custos de marketing mais baixos e melhorar o desempenho para as suas campanhas publicitárias. Dessa maneira, a personalização pode ser um fator chave na construção da sustentabilidade do seu negócio e na construção dos bons relacionamentos com os clientes da categoria de varejo offline.

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Phelipe Bueno
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